Inglês Jurídico


Os grandes escritórios de advocacia dos EUA e de sua indústria legal perceberam, num balanço pós-crise, que pessoas e a gerência de talentos estão entre os maiores desafios para a implementação de uma estratégia de crescimento vencedora e duradoura. Uma pesquisa da PWQ (Pricewaterhouse e Coopers) revelou que os sócios gerentes desses grandes escritórios de advocacia estão focados no desenvolvimento de um conjunto mais amplo de habilidades para negócios (soft skills) de seus parceiros e advogados. São os chamados soft skills.

 Isso vale da mesma forma, para a advocacia brasileira. Hoje, os advogados brasileiros precisam ir além do mero tecnicismo da profissão e dominar outras habilidades, para poderem se destacar em meio à competição.

Como advogado e professor, destaco entre essas novas habilidades, o domínio e a prática do inglês jurídico e comercial.  Esses são absolutamente fundamentais para se atuar no novo mundo transnacional da advocacia.

Por conta disso, desenvolvi um programa de aulas que combina os fundamentos do inglês jurídico com os de negócios. Isso dá ao advogado uma visão mais abrangente, e uma nova mentalidade mais voltada à rentabilidade dos negócios e a conquista e retenção de clientes.

 As aulas são muito dinâmicas, com larga utilização de estudos de casos, dramatização, exercícios, comunicação verbal e pronúncia.

A legislação americana também é explorada nas aulas, como a “Sarbannes-Oxley  Act” (que disciplinou o mercado de ações e títulos mobiliários), a JOBS Act (incentivo ao funcionamento de pequenas empresa e financiamento), Glass-Steagall Act (disciplina atividades de bancos comercias) e a Dodd-Frank Act (que cuida de casos de corrupção).


Exemplo Ilustrativo de Programa de Aulas

 Nível Intermediário – Aulas de 90 mins

Aulas 1, 2

• Introdução ao Inglês Jurídico > Fontes do Ingles Jurídico

Aulas 3, 4

• Terminologia e Peculiaridades Linguísticas > Terminologia Estrangeira, palavras whatsoever, wheresoever e howsoever

Aulas 5, 6

• Diferença entre Inglês Britânico e Americano > Diferenças no uso da linguagem, vocabulário e valores culturais

Aulas 6, 7

• Contratos > Cláusulas Contratuais, visão geral, definições, provisões comerciais

Aulas 8, 9

• Como redigir um documento legal > Linguagem operativa, redigindo cláusulas de isenção, layout e design e fazendo um checklist do contrato

Aulas 10, 11

Contratos de compra e venda, representação e joint-venturePrática e análise

Aulas 12, 13

• Incorporação de empresas Tipos de negócios, escolhendo a melhor forma de se incorporar e passivo corporativo

Aulas 14, 15

• Inglês do Direito do Trabalho Contratos de emprego, emendas

Aulas 16, 17

• Compra e Venda de mercadorias e serviçosContratos, disputas contratuais, termos legais comuns e condições

Aulas 17, 18

• Propriedade IntelectualCopyright, patentes, trade marks contratos ,PI na internet

Aulas 18, 19

• Fusões e AquisiçõesPlanejando-se uma aquisição, procedimento de M&A, cláusulas de associação, financiamento da aqusição e cartas de intenção

Aulas 20, 21

• Gerência de Riscos e InsolvênciaAvaliando-se o risco legal, implicações, procedimentos, direitos dos credores e falência pessoal

Aulas 22, 23

• Comércio Eletrônico (e-business)Going online

Aulas 24, 25

• Estudo de CasoOnline Business